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Novas alterações gráficas no Diário Oficial da União

- - Publicidade Legal
Novas alterações gráficas no Diário Oficial da União

Com o objetivo de modernizar o Diário Oficial da União (DOU), a Imprensa Nacional adota um novo projeto gráfico para a publicação oficial. A última mudança de projeto gráfico ocorreu em 2001 e desde dezembro de 2017 o jornal não possui mais a sua versão impressa.

A reforma gráfica na versão digital acontece logo após a implantação da pesquisa por matérias no portal, uma demanda prioritária no processo de atualização da publicação. O novo projeto passa a vigorar neste dia 05 de novembro de 2018.

Confira as principais alterações:

Entre as novidades no Diário Oficial da União está a nova tipografia que melhora a legibilidade na tela do computador e dispositivos móveis. A nova fonte é a Calibri, definida através do Decreto nº 9.191/2017 como padrão para elaboração de atos normativos. Por ser universal nos sistemas operacionais e proporcionar leitura mais confortável em meio eletrônico, a Calibri  substituirá a antiga Times New Roman.

Vale destacar também que, com o fim da versão impressa, não há mais limitação para o uso de cores no DOU. Na impressão gráfica cada cor impacta no custo de produção do jornal porque o material precisa passar por uma sequência de sobreposição de cores. Já no ambiente digital, isto é indiferente. O novo projeto gráfico inclui elementos coloridos desde a capa, como as Armas da República. Além disso, mapas, formulários, gráficos e outras imagens que compõem o conteúdo das matérias agora poderão ser publicadas em cores.

O Sumário das edições passa a conter hiperlinks que direcionarão para as páginas das publicações dos órgãos propiciando uma navegação mais rápida ao leitor.

O projeto gráfico também passa a ter duas colunas ao invés de três e maior tamanho de letra para uma melhor visualização dos atos.

 

Princípio da Publicidade

Todas estas medidas objetivam aprimorar a experiência de leitura do usuário, que neste caso são os cidadãos brasileiros e órgãos fiscalizadores. Este aprimoramento contribui para o Princípio da Publicidade, que exige que atos administrativos de órgãos públicos e empresas privadas de interesse público sejam amplamente divulgados em veículos de comunicação para conhecimento e fiscalização dos mesmos.

Para realizar publicações no Diário Oficial da União e em outros diários oficiais e jornais privados de todo o país, contrate a agência W&M Publicidade. Possuímos extensa experiência em mais de 22 anos de mercado atendendo clientes dos mais diversos setores.