Blog
Segmentos
Sociedades Anônimas: Empresas S/A Sociedades Anônimas: Empresas S/A
Sociedades Anônimas: Empresas S/A
Empresas LTDA Empresas LTDA
Empresas LTDA
Órgãos Públicos Órgãos Públicos
Órgãos Públicos
Advogados e Procuradores Advogados e Procuradores
Advogados e Procuradores
Sindicatos, Federações e Confederações Sindicatos, Federações e Confederações
Sindicatos, Federações e Confederações
Mais segmentos Mais segmentos
Todos os segmentos

Micro e Pequenas Empresas têm tratamento especial nas contratações públicas

- - Novidades
Micro e Pequenas Empresas têm tratamento especial nas contratações públicas

A transparência na Administração Pública nas contratações públicas é um desejo de todos e exigência da legislação de nosso país.

A Lei a favor das Micro e Pequenas Empresas nas contratações públicas

A publicidade dos atos públicos é um dos Princípios Constitucionais e fator essencial para a concretização de importantes valores como a impessoalidade, moralidade, isonomia, economicidade e probidade administrativa, especialmente no que diz respeito aos processos de licitação.

E como o tempo não para, temos que nos manter sempre atualizados. Um exemplo disto é a Lei das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar 123/2006) que passou por importantes mudanças através da Lei Complementar 147/2014 relacionadas ao tratamento das MEs e EPPs.

As mudanças também atingiram o Código Civil (Lei 10.406/2002), a Lei dos Juizados Especiais Cíveis (Lei 9.099/95) e a Lei das Licitações (Lei 8666/93). Por último, o Decreto Federal 8.538 regulamentou o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para com as microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito da Administração Pública Federal.

Micro e pequenas empresas nos processos licitatórios

A ampliação dos direitos de participação das Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) nos processos licitatórios e também em alguns casos de contratação direta são uma forma de política social e de incentivo ao mercado. E com base nestes novos parâmetros, é muito importante observar se os órgãos públicos estão agindo conforme a lei.

Alterações na Lei

O art. 48 da Lei 123/06 traz a determinação de que a Administração Pública deverá (e não mais poderá, como constava na redação anterior) realizar processo licitatório destinado exclusivamente à participação de microempresas e empresas de pequeno porte nos itens de contratação cujo valor seja de até R$80.000,00. Ou seja, o que era uma opção, agora é uma obrigação.

Outra alteração importante diz sobre a obrigatoriedade para a Administração Pública, em licitações para aquisição de bens de natureza divisível, reservar a cota de até 25% do objeto para a contratação de MEs e EPPs. Este procedimento deve estar descrito no aviso de convocação, sob pena do processo sofrer impugnação por desrespeito ao tratamento diferenciado.

Também é DEVER da Administração dar preferência à contratação de MEs e EPPs nos casos de DISPENSA em compras de pequeno valor (descritos nos incisos I e II do art. 24, da Lei 8666/93).

E por fim, no que diz respeito à aplicabilidade destas leis com relação às compras públicas, enquanto não houver legislação estadual, municipal ou regulamento específico de cada órgão MAIS FAVORÁVEL à microempresa e empresa de pequeno porte, aplica-se a legislação federal.

 

Por lei, as micro e pequenas empresas têm vantagens em concorrências públicas. Assista à dica e descubra como o seu negócio pode ser beneficiado por elas.

Episódio da série “Vender pro Governo” do Sebrae

 

A W&M está à sua disposição!

Para se manter dentro da lei cumprindo o papel de gestor público, conte com a W&M Publicidade! Somos especializados em Publicidade Legal e estamos no mercado há mais de 21 anos. A nossa empresa é uma EPP (Empresa de Pequeno Porte) e iremos te atender com muito profissionalismo, agilidade e oferecendo as melhores soluções para as suas publicações.

A nossa empresa está sediada em Belo Horizonte e atendemos clientes em todo país. Publicamos no DOU, Diários Oficiais dos Estados e em qualquer jornal do Brasil. Basta dizer o que precisa, que resolvemos para você!

Confie em quem sabe o que faz! Confie na experiência!

[Texto de autoria do advogado Bruno Camargo (Camargo Silva Consultoria) escrito com exclusividade para a Agência W&M Publicidade]

Tópicos Relacionados