A comunicação humana é extremamente rica em detalhes que fazem a diferença entre um bom e um mau comunicador. Existem técnicas para uma comunicação eficaz, seja em pé durante uma apresentação em público, seja sentado em uma reunião formal. Com o aprendizado dessas técnicas, o profissional terá a oportunidade de exercitar sua oratória de maneira a transmitir mais credibilidade e segurança.
Hoje em dia é cada vez maior o número de profissionais que buscam ajuda para desenvolver a sua oratória, habilidade de comunicação interpessoal e aprender a falar melhor. Muitas vezes uma pessoa não se expressa bem porque não tem o hábito de falar em público e, para complicar, desconhece as técnicas que podem ser utilizadas nessa atividade. Se essa pessoa tem a oportunidade de aprender os métodos e os utiliza diversas vezes, certamente sua performance será melhor ao comunicar uma mensagem.
A importância de uma boa oratória
Aprender a se expressar bem é fundamental e isso implica corrigir as falhas que aparecem na expressão verbal e que todos os ouvintes percebem. O único que não as vê é quem está falando. O medo de falar em publico é o drama do comunicador que não sabe utilizar as quatro técnicas para uma comunicação profissional eficaz e uma excelente oratória para uma boa apresentação em público.
Conheça as técnicas de oratória
Além de dominar o conteúdo, o preparo para uma apresentação, palestra de suma importância. Então elencamos as principais técnicas que você deve focar para melhorar a sua oratória.
Técnica 1: Contato visual com os interlocutores
Devemos aprender a ‘passear’ o olhar lentamente pelo auditório enquanto desenvolvemos o nosso raciocínio. Ficar olhando para o chão ou para o teto não transmite credibilidade e olhar rápido demais para cada um dos ouvintes também não é conveniente. O ideal é fixarmos o olhar pelo menos uns dois segundos em cada região do auditório.
Técnica 2: Gesticulação
É fundamental aprendermos a utilizar significativamente as mãos enquanto falamos. Devemos nos lembrar de que o corpo também fala e é interessante sabermos usar os gestos a nosso favor na transmissão de mensagens.
Técnica 3: Movimentação do corpo
Se falamos de pé por mais de cinco minutos e temos espaço disponível, devemos sair do lugar algumas vezes enquanto falamos. Falamos, olhamos para o público e gesticulamos, tudo ao mesmo tempo.
Técnica 4: Variação da voz e fala
Por fim, se não queremos ver alguém dormindo na nossa frente durante a apresentação, é melhor variar o tom de voz e a velocidade de fala algumas vezes. Mas nada de gritar, porque uma voz excessivamente alta pode se tornar irritante facilmente. Já uma voz muito baixa, além de prejudicar a captação do conteúdo, pode tornar a sua performance em algo monótono. Saiba dosar o tom da voz, enfatizando termos e frases que devem ser destacados ou que possam impactar mais fortemente os seus interlocutores.
Dica extra para melhorar a sua oratória
Uma sugestão a todos que pretendem se comunicar bem: Pratique as técnicas ensinadas neste artigo, filme as apresentações e logo em seguida analise a gravação com o conhecimento do que é certo ou errado na comunicação. Este é o grande segredo para nos capacitarmos na arte de falar melhor. Afinal, só melhoramos o que vemos e conhecemos.
Se você tem alguma dica que ache importante para uma boa comunicação e oratória, compartilhe com a gente nos comentários. Deixe sua experiência e o que você faz para trabalhar a sua comunicação em público.
[Texto de autoria do fonoaudiólogo Rodrigo Moreira (Falar Melhor) escrito com exclusividade para a Agência W&M Publicidade]