Atualmente comunicação e tecnologia andam lado a lado, e certamente você já participou de alguma reunião ou palestra e teve que lidar com notebook, telão, datashow, slides, laser pointer, microfone, wi-fi e uma centena de cabos. Todos estes equipamentos podem contribuir para uma apresentação de sucesso, mas também podem servir para a desorientação do palestrante ou mediador da reunião se não forem montados e testados com antecedência.
Então a primeira dica que podemos lhe dar é: Antecipe-se (ou peça ajuda a alguém que entenda da aparelhagem) para ter tudo funcionando corretamente na hora H. Afinal de contas, ninguém quer “fazer feio” na frente da plateia porque o arquivo não abriu ou o microfone está mudo.
Comunicação e tecnologia a seu favor
Se não bastasse termos que lidar com tantos aparatos tecnológicos ao mesmo tempo, hoje ainda temos o grande desafio que é reter a atenção das pessoas que se distraem facilmente com outras ferramentas.
É cada vez mais comum o ouvinte ter que dividir sua atenção entre o que está sendo dito na reunião e os e-mails que não param de chegar, os relatórios, as planilhas, as ofertas de lojas, as atualizações das redes sociais, dentre tantos outros atrativos que um computador ou um smartphone podem oferecer.
Então, seja dinâmico! Mantenha um bom tom de voz e atente-se para o seu vocabulário. Não se esqueça de caprichar no visual dos slides! Se possível agregue vídeos ou promova a interação das pessoas durante a exposição do seu conteúdo e siga mais algumas dicas de oratória para se comunicar melhor. Tudo isto contribui para que as pessoas prestem atenção em você e naquilo que está falando.
Demonstre respeito por quem fala
Se alguém está expondo seu pensamento, devemos manter o máximo de contato visual com essa pessoa, comunicar-nos com ela através da nossa fisionomia. Às vezes podemos sim, nos voltar para o computador ou celular para digitar algum aspecto ou reflexão que nos veio à mente a partir do que está sendo tratado na reunião.
Caso você seja o coordenador da reunião, o conselho é falar distribuindo o contato visual entre todos os presentes, mesmo que não estejam olhando para você. Uma atitude que pode parecer banal, mas que pode contribuir muito para a conexão visual com as outras pessoas, é abaixar um pouco a tampa do laptop enquanto fala ou ouve e levantá-la somente quando for consultar suas anotações ou digitar algo.
Essa orientação é útil para todos os participantes da reunião. Se quem está falando tem baixa estatura, esse abaixamento da tela do computador é imprescindível, ou ninguém conseguirá enxergar direito sua fisionomia e ou poderá ler seus lábios enquanto fala. Caso esteja usando um projetor multimídia, falar de pé pode causar uma boa impressão e contribuir para chamar a atenção de todos.
Use a tecnologia a favor do seu marketing pessoal!
Outra dica muito importante: se for se atrasar ou faltar a uma reunião use a tecnologia e justifique-se o mais rapidamente ao coordenador do encontro ou à pessoa que o espera. Talvez valha a pena utilizar-se de recursos como teleconferências ou videochamadas quando não puder mais comparecer ao evento. Ou até mesmo ganhar tempo enviando os arquivos de sua apresentação para que tudo seja testado até a sua chegada ao local, no caso de um atraso.
Por fim, organize seu tempo para estar por inteiro nas reuniões! Deixe outros afazeres para depois e lembre-se de que existe um ser humano interagindo com você e que merece seu respeito, seu olhar e sua atenção.
[Adaptação do texto de autoria do fonoaudiólogo Rodrigo Moreira (Falar Melhor) escrito com exclusividade para a Agência W&M Publicidade]