W&M Publicidade

Juntas Comerciais reafirmam o dever de fiscalizar as publicações das S/A

Pessoas lendo jornal impresso e em um tablet

As Sociedades Anônimas têm por obrigação veicular seus atos administrativos e financeiros para que seus investidores tenham acesso transparente à gestão e à saúde financeira das empresas. A publicidade de tais atos obedece a uma série de regramentos previstos em lei.

Em 2022, a Lei 13.818/2019 alterou as orientações do art. 289 da Lei 6.404/1976 (Lei das S/A) acerca das publicações das Companhias:

O novo ordenamento também explicita que não compete à Junta Comercial analisar o mérito das publicações que devem ser realizadas de forma resumida no jornal impresso, salvo no caso do resumo de demonstrações financeiras, que deve conter o mínimo contido no inciso II do art. 289 Lei nº 6.404/1976. Ou seja, as Juntas DEVEM fiscalizar as publicações resumidas!

Esta compreensão e dever vêm sendo reafirmados pelas próprias Juntas Comerciais dos Estados. A pioneira foi a JUCEMG – Junta Comercial de Minas Gerais (assunto já tratado aqui em nosso blog) e mais recentemente também tivemos o mesmo comprometimento por parte da JUCERJA – Junta Comercial do Rio de Janeiro (Enunciado Nº 63) e da JUCEPAR – Junta Comercial do Paraná (Resolução Plenária Nº 01/2023).

Resolução Plenária Nº 01/2023 da JUCEPAR publicada em 11/04/2023

Todas estas entidades reafirmam o compromisso de fiscalizar se os resumos de documentos como Convocação, Editais e Atas de Assembleias, Relatórios Administrativos, Demonstrações Financeiras e Pareceres de Auditores foram corretamente publicados em jornal impresso de grande circulação e, de forma simultânea, na íntegra na versão virtual do mesmo jornal na internet.

– – –

CUMPRA A LEI COM ECONOMIA E AGILIDADE! Publique com a W&M!

Fale agora mesmo com o nosso Comercial: 31 98412-7776 / comercial@agenciawm.com.br

Sair da versão mobile