Blog
Segmentos
Sociedades Anônimas: Empresas S/A Sociedades Anônimas: Empresas S/A
Sociedades Anônimas: Empresas S/A
Empresas LTDA Empresas LTDA
Empresas LTDA
Órgãos Públicos Órgãos Públicos
Órgãos Públicos
Advogados e Procuradores Advogados e Procuradores
Advogados e Procuradores
Sindicatos, Federações e Confederações Sindicatos, Federações e Confederações
Sindicatos, Federações e Confederações
Mais segmentos Mais segmentos
Todos os segmentos

Detalhes que fazem a diferença ao falar em público

- - Comunicação
Detalhes que fazem a diferença ao falar em público

É impressionante como o público se incomoda com os detalhes (quase sempre negativos) na oratória de quem fala! Ao observar alguém falar em público, percebemos facilmente o olhar perdido do comunicador, a falta de habilidade ao gesticular, a movimentação repetitiva de um lado para o outro e a monotonia na fala que dá sono em qualquer um. Essas características tiram a concentração do público, que está ali para prestar atenção ao assunto tratado e não à forma como esse conteúdo é ministrado.

Oratória: Detalhes que fazem a diferença

Acontece que, por falta de treinamento e de conhecimento sobre o que fazer com o corpo no momento em que se fala em público, a maioria das pessoas erra na forma de se expressar e esse despreparo gera no público uma distração que o faz desistir de acompanhar o raciocínio de quem está falando. E o pior: o único que não se sente incomodado com essa fala ruim é o orador, que está envolvido em um misto de nervosismo e concentração.

Detalhes que fazem a diferença na hora de falar em público

O fato é que, assim como para dirigir um carro, necessitamos de treinamento para dirigir bem o nosso corpo à frente de um público. Assim como as dicas que demos no último post sobre oratória, devemos aprender a distribuir nosso contato visual enquanto falamos, realizar gestos que combinem com nossa fala e, quando não os fizermos, devemos aprender a apoiar uma mão na outra diante do corpo.

Além disso, não devemos falar de apenas um local do auditório. Às vezes podemos e devemos nos movimentar de um lado para outro e também para frente e para trás enquanto falamos. Digo “às vezes”, porque observo a tendência de muitos comunicadores ficarem andando de um lado para outro sem parar e isso incomoda o ouvinte. E por fim, devemos aprender a produzir uma fala vibrante, com variações de ritmo e tom pois isso desperta o ouvinte e o impede de cochilar enquanto falamos.

 

Detalhes importantes na oratória

Fique atento a esses detalhes

Outra observação importante é que tudo que é repetitivo incomoda o ouvinte. Sendo assim, cuidado com as repetições corporais e verbais na sua comunicação. Pense quantas vezes não nos sentimos incomodados com o palestrante que não parava de rodar a aliança enquanto falava? Ou com aquele professor que não parava de falar ‘né’, ‘tá’, ‘ok’, fazendo-nos contar quantas vezes isso se repetia? Sobre o que mesmo esse professor falava? “Nem me lembro”, costuma afirmar o aluno.

Normalmente quem fala não consegue perceber o que acontece com seu corpo enquanto desenvolve sua comunicação. Por isso, fica aqui um conselho: Filme sua fala e depois, já sabendo dessas técnicas para uma boa comunicação, analise sua performance. E lembre-se de que, para falar melhor, os detalhes fazem a diferença!

E ai, gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário, e compartilhe conosco sua experiência e as suas técnicas para se sair bem em uma apresentação em público.

 

[Texto de autoria do fonoaudiólogo Rodrigo Moreira (Falar Melhor) escrito com exclusividade para a Agência W&M Publicidade]